Medição de Espessura em Fundidos

A inspeção de materiais fundidos é frequentemente utilizada no Brasil para a verificação da integridade dos produtos após a sua fundição, para que qualquer problema seja reparado antes que o material seja submetido a novos processos ao longo da sua linha de produção. Usualmente, são aplicados em materiais fundidos brutos os ensaios de Partículas Magnéticas, para descontinuidades superficiais e subsuperficiais, e Ultrassom, para avaliar descontinuidades internas.

O método do Ultrassom também pode ser utilizado para verificar a diminuição da espessura na parte interna das peças fundidas, através da técnica de Medição de Espessura, como no caso demonstrado abaixo, em inspeção realizada na cidade de Campinas-SP. Na ocasião, foi realizada Medição de Espessura por ultrassom nas Flanges de Válvulas de Retenção de 6” e 14”, sendo que ambas de 1500 libras (classe de pressão). O material das peças é o ASTM A-216 Gr. WCB, fundido.

Nesta inspeção, foi utilizado o aparelho de ultrassom específico para Medição de Espessura DMS2 – 012TLT – GE com o cabeçote D4 401 – 5 MHZ, sendo que este foi calibrado no bloco escalonado – Degrau 30 – 15 mm, de mesmo material da peça. O critério de aceitação utilizado foi o ASME B16.34 – Tabela 3, critério do código ASME para materiais fundidos. Nesta inspeção, todas as medidas encontradas estavam dentro do critério de aceitação estabelecido.

.

Vista geral das peças inspecionadas por Ultrassom Medição de Espessura.

Realização do ensaio de Medição de Espessura por Ultrassom em fundidos pelo inspetor da Poliend.

O inspetor da Poliend realiza a medição em alguns pontos determinados para a verificação da espessura da peça, após o processo de fundição.

Detalhe da medição de espessura em um ponto da peça fundida, com o valor adquirido sendo observado no visor do aparelho.

Informações fornecidas pelo inspetor Gabriel Cota.

Compartilhe sua opinião