Inspeções em Turbinas de Hidrelétrica

A Poliend busca sempre atender às diversas demandas dos seus clientes através da disponibilização de profissionais qualificados e preparados para as mais variadas situações de inspeção. Este foi o caso de um trabalho realizado na cidade de Lavrinhas – SP, em uma usina hidrelétrica de pequeno porte, onde foram necessárias inspeções de Líquido Penetrante e Ultrassom em situações de espaço confinado e trabalho em altura.

As inspeções de LP e US foram realizadas nas duas turbinas da usina, na região adjacente da fixação das 4 pás do rotor, como exigência da parada de manutenção preventiva da usina. Para o acesso às turbinas e execução dos ensaios, foram aplicados os conhecimentos dos treinamentos de espaço confinado e trabalho em altura realizados anualmente pelos inspetores da Poliend, pois tratava-se de um equipamento localizado a 8 metros do nível da água, na margem mais baixa do rio.

O ensaio de Líquido Penetrante foi realizado através da técnica II-A, ou seja, utilizando líquido penetrante colorido e removível a água, ao passo que o ensaio de Ultrassom foi realizado com cabeçote especial angular de onda longitudinal e cabeçote normal nos raio de fixação, pelo fato de o material das turbinas ser constituído de uma liga de inox.

A fim de disponibilizar rapidamente aos clientes o serviço solicitado, a Poliend busca estar sempre com as documentações e treinamentos dos seus inspetores atualizados. Desta forma, é possível atender às demandas de forma rápida e eficiente, oferecendo serviços de qualidade nos mais diversos contextos apresentados por nossos clientes e parceiros.

.

Usina hidrelétrica de pequeno porte, localizada na cidade de Lavrinhas – SP, onde foram realizadas inspeções pela Poliend.

foto02ok

As inspeções de Líquido Penetrante e Ultrassom foram solicitadas durante a parada de manutenção da usina.

Para o acesso às turbinas localizadas a 8m abaixo no nível do rio, foram utilizados os treinamentos de espaço confinado e trabalho em altura, realizados anualmente pelos inspetores da Poliend.

Vista geral da turbina inspecionada, localizada 8m abaixo do nível do rio.

Aplicação do Líquido Penetrante nas pás da turbina.

Após a remoção do líquido penetrante, foi aplicado o revelador nas pás da turbina, para permitir a visualização de possíveis descontinuidades.

Execução do ensaio de Ultrassom nas pás das turbinas, com o uso do cabeçote especial angular de onda longitudinal.

Compartilhe sua opinião