Ultrassom e Líquido Penetrante em capas de rotores

A Poliend vem executando ensaios de Ultrassom e Líquido Penetrante fluorescente em capas de rotores de geração de energia, sendo que os ensaios são realizados em diversas fases do processo de produção destas capas.

Este trabalho, realizado em Londrina-PA, compreende ensaios nas fases de recebimento da capa metálica, após a colocação da capa no rotor, pois esta recebe aporte de calor nesta fase, e finalmente, após teste de giro em que o equipamento é colocado em funcionamento em alta rotação.

Neste serviço foram aplicados os ensaios de Ultrassom convencional, para detectar descontinuidades internas na chapa, e Líquido Penetrante fluorescente, mais sensível que o penetrante colorido, com o objetivo de detectar descontinuidades superficiais. Ao serem aprovadas nos ensaios feitos em todas as fases do desenvolvimento, as capas dos rotores recebem a liberação final para uso das peças.

.

Os ensaios de Ultrassom e Líquido Penetrante são realizados em capas de proteção de rotores de geração de energia elétrica em diversas fases do seu processo de produção.

Capa de rotor em inspeção por Ultrassom, na fase de recebimento do produto.

Realização do ensaio por Ultrassom após a colocação da capa em torno do rotor.

Realização do ensaio por Líquido Penetrante fluorescente após a colocação da capa no rotor de geração de energia.

Compartilhe sua opinião