Ultrassom e Partículas Magnéticas em treliças de transportador de correia

Em abril de 2012, a Poliend desenvolveu ensaios de Partículas Magnéticas e Ultrassom convencional em juntas de treliças metálicas utilizadas em transportadores de correia. O trabalho foi realizado em Fortaleza-CE.

O ensaio de Partículas Magnéticas foi executado nas juntas soldadas pela técnica do Yoke, utilizando partículas coloridas e, para tanto, foi aplicado também o contraste, melhorando a visualização de possíveis descontinuidades superficiais e subsuperficiais.

Na sequência, foi executada a inspeção por Ultrassom, visando encontrar descontinuidades internas nas soldas.

.

Treliças inspecionadas por Partículas Magnéticas e Ultrassom. As juntas ensaiadas encontram-se brancas devido à aplicação do contraste utilizado para a inspeção de PM.

Comprovação da eficiência do ensaio de Partículas Magnéticas através do padrão moeda. Neste padrão, existe uma descontinuidade produzida artificialmente (o círculo presente no interior do padrão), que só pode ser detectada se o ensaio for realizado de forma correta. Isso indica que, se o ensaio for executado nas mesmas condições na peça, as descontinuidades presentes serão encontradas.

Execução do ensaio de Partículas Magnéticas pela técnica do Yoke.

Inspeção por Ultrassom convencional nas juntas soldadas das treliças.

Compartilhe sua opinião